Hoje, na Biblioteca da Escola Básica de Pinheiro, tivemos «Bichos, Bichinhos e Bicharocos», livro de poemas de Sidónio Muralha.
O poema sobre a «Joaninha» foi o eleito e passamos, com o 2ºano da Escola Básica de Pinheiro, alguns momentos agradáveis à volta deste texto.
O poema sobre a «Joaninha» foi o eleito e passamos, com o 2ºano da Escola Básica de Pinheiro, alguns momentos agradáveis à volta deste texto.
Fomos investigar um pouco sobre a joaninha, de que Sidónio Muralha nos fala nesta sua obra, e descobrimos alguns factos interessantes.
a joaninha |
As joaninhas devoram anualmente milhões de pulgões nos jardins. As suas reluzentes pintas pretas advertem para um sabor amargo e afugentam possíveis predadores, mas o pulgão não se apercebe da sua aproximação.
As joaninhas fazem parte da ordem dos coleópteros (escaravelhos), a maior de todas as ordens de insetos, com mais de 300 mil espécies conhecidas.
Asas: asas inferiores (para voar) ocultas por asas superiores, vermelhas com pintas.
Cor: o preto, o amarelo e o vermelho são cores de aviso em todos os insetos.
Ovos: um só inseto pode pôr mais de mil ovos em cada estação.
Patas: 6 (3 pares), por serem insetos.
Exoesqueleto: os insetos têm uma carapaça endurecida.
Ajudantes: algumas espécies de joaninhas são compradas por agricultores para controlar outras espécies de que se alimentam que são prejudiciais às culturas dos homens.
Frio de gelar: as joaninhas hibernam em grandes aglomerados, amontoando-se para se proteger contra o frio.
Espécies: só na Europa há 100 espécies.
Sem comentários:
Enviar um comentário