A propósito do Dia Internacional da Tolerância, assinalado a 16 de novembro, realizou-se na Escola Básica do Pinheiro uma palestra pelas psicólogas Catarina Fernandes e Lígia Ferreira Gomes sobre o Bullying, dinamizada pela Biblioteca Escolar. Esta sessão de esclarecimento destinou-se a todas as turmas do 1º ciclo.
O bullying é uma forma de violência continua, que acontece entre colegas da mesma turma, da mesma escolar ou entre pessoas que tenham alguma característica em comum (terem mais ou menos a mesma idade, por exemplo).
Os comportamentos agressivos repetem-se no tempo: acontecem mais do que uma vez. Estes comportamentos são propositados: têm o objetivo de assustar, magoar, humilhar e intimidar a vítima. As agressões podem ser cometidas contra uma ou contra várias vítimas.
No bullying existe um desiquilíbrio de poder entre quem agride e quem é agredido. Quem agride é mais forte ou está em maior número do que a vítima.
A vítima tem alguma característica física que a torna "diferente" dos outros (por exemplo, é mais baixa / mais alta do que os colegas; usa óculos ou aparelho nos dentes; tem sardas; tem uma forma diferente de se vestir; é de uma etnia diferente da maioria, ou tem outra nacionalidade).
A vítima tem alguma característica na sua forma de ser que a pode tornar mais frágil (por exemplo, ser inseguro(a), calado(a) ou isolado(a).
Depois de caracterizado este fenómeno, as psicólogas conversaram com as crianças sobre o que fazer no caso de serem testemunhas ou vítimas de uma situação de bullying.
As crianças participaram muito nestas sessões, demonstrando que estavam atentas ao que estava a ser transmitido e que compreenderam os conceitos apresentados.
Procurou-se com esta atividade a melhoria do bem estar de cada criança e do ambiente escolar em geral. Sentindo-se bem na escola, as crianças terão outra disponibilidade para aprender.
http://www.apavparajovens.pt/pt/go/o-que-e2
Sem comentários:
Enviar um comentário