quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A Maior Flor do Mundo na Portela

Hoje, a turma do 4º ano da Escola Básica da Portela foi presenteada com uma pequena sessão de cinema. Tratou-se da curta-metragem «A Maior Flor do Mundo», baseada na obra homónima de José Saramago. 


Para ti, que não pudeste estar presente, aqui fica o reconto da história, elaborado pela turma:

«Num certo dia, um menino foi para uma área que tinha sido cavada por máquinas com o seu pai, que arrancou de lá uma árvore para plantar no seu próprio jardim. Esse menino capturou um escaravelho e colocou-o numa caixa de sapatos com buracos. Quando chegaram a casa, o escaravelho fugiu e o menino foi atrás dele. Passou por uma zona com máquinas de construção, e, já na floresta, deixou de ver o inseto. Avistou, então, uma borboleta, e seguiu-a.

Nesta altura, uma flor murcha, no meio de um campo de onde tinha sido arrancada toda a vegetação, chamou a atenção do menino. Decidiu ir buscar água ao ribeiro para a regar. A flor cada vez crescia mais e ficava mais bonita. Entretanto, o menino adormeceu junto dela e uma das suas pétalas veio cobri-lo. 

Algum tempo depois, os pais do menino aperceberam-se da ausência do filho e decidiram ir procurá-lo. Encontraram-no, mais tarde, a dormir, junto à flor, coberto com uma pétala.

No final, o menino encontrou novamente o escaravelho, enquanto passeava com os pais, mas desta vez não o  prendeu.»

«Neste filme, o menino protege a flor, que simboliza a natureza. As máquinas simbolizam todos aqueles que a destroem. Devemos fazer como o menino, preservar a natureza e deixar os animais em liberdade.», concluiu a turma, falando da mensagem que podemos retirar desta história.





http://conversavinagrada.blogspot.pt/2015/01/um-post-cuja-reposicao-se-justifica-e.html

Sem comentários:

Enviar um comentário